8 de jun de 2010

Preservação do Meio Ambiente – Pesquisa Escolar Pronta

Preservação do Meio Ambiente – Pesquisa Escolar Pronta

A Preservação do Meio Ambiente

Como Preservar o Ambiente

Conhecendo os elementos que compõem um ambiente e a maneira como se relacionam, podem ser adotadas várias medidas de proteção ou de recuperação de áreas. Algumas áreas, importantes pela diversidade de seus componentes ou pela fragilidade de seu equilíbrio, devem ser mantidas intocadas ou com o mínimo de interferência. Funcionando como reservas de animais e vegetais, elas devem servir à pesquisa e aos estudos ecológicos. Dessa forma o homem pode aumentar seus conhecimentos a respeito dos ambientes.

Outras áreas, já alteradas pelo uso intensivo e mal orientado, podem ser recuperadas por processos de repovoamento e de medidas eficientes de utilização, servindo como locais de produção, de lazer ou mesmo de estudo e pesquisa.

Na maioria dos países, inclusive o Brasil, a preocupação com a preservação e com a recuperação de áreas tem levado à criação de parques, reservas, estações ecológicas e áreas de proteção ambiental, sujeitos a regulamentos e administração especiais. Isso revela já algum interesse pela conservação do meio e constitui uma oportunidade para a população observar e estudar os fenômenos ambientais. Conhecendo os processos que ocorrem na natureza, os indivíduos podem mudar seu comportamento e procurar formas mais adequadas de atuar sobre ela.

A participação popular também tem sido responsável por denúncias de irregularidades e pela exigência da aplicação de medidas efetivas de proteção ambiental.

Muitos desastres ecológicos e grandes prejuízos econômicos poderiam ser evitados se houvesse pesquisa e acompanhamento adequados durante a execução de projetos.

A responsabilidade pela preservação do ambiente e da qualidade de vida não pode ser deixada apenas ao encargo de governos e especialistas, mas tem de ser assumida por todos aqueles que ainda acreditam na capacidade de o homem encontrar soluções para seus problemas. Através da pesquisa, da troca de informações, discussões e reflexão, o homem formará uma nova mentalidade; será, então, capaz de trabalhar efetivamente na busca de soluções para os problemas atuais e de medidas preventivas para o futuro.

Frente às exigências, cada vez mais freqüentes, da população em todo o mundo, as instituições encarregadas da fiscalização e do cumprimento das medidas de proteção ambiental vêem-se obrigadas a atuar de maneira mais efetiva.

Frente às exigências, cada vez mais freqüentes, da população em todo o mundo, as instituições encarregadas da fiscalização e do cumprimento das medidas de proteção ambiental vêem-se obrigadas a atuar de maneira mais efetiva.

Em janeiro de 1989, o Jornal da Tarde, publicou uma tradução do artigo de Philip Shabecoff para o jornal The New York Times sobre a questão do meio ambiente. Intitulado “A geopolítica do verde”. Esse artigo divulgava uma lista dos piores problemas ambientais do mundo em 1988, na opinião de vários ambientalistas.

Canadá

As relações entre o Canadá e os Estados Unidos ficaram tensas por causa da chuva ácida. Cientistas dizem que o dióxido de enxofre das indústrias americanas continua a destruir a vida aquática em centenas de lagos nas montanhas Adirondack e em outras partes do nordeste americano e do Canadá.

Estados Unidos

Quatro décadas de produção de armamentos nucleares poluíram o ar, o solo e a água em 16 instalações e laboratórios de pesquisa nos EUA. Os agentes contaminadores incluem urânio, plutônio, césio, estrôncio, cromo, arsênico, mercúrio e solventes usados na fabricação de armas nucleares. Os carcinógenos que atingiram um reservatório subterrâneo de água na usina nuclear de Rocky Flats, ao norte de Denver, Colorado, foram considerados o pior problema.

Brasil

As queimadas para limpar o terreno para a agricultura e criação de gado na Amazônia destruíram cerca de 50 mil quilômetros quadrados de floresta virgem no ano passado.

África

A seca e a erosão causadas pelo desmatamento estão contribuindo para fazer o deserto do Saara avançar cerca de 5 quilômetros por ano em direção ao noroeste da África. A erosão também é grave nas regiões montanhosas da Etiópia e na nascente do Nilo. Ambientalistas afirmam que a destruição da nascente contribuiu sensivelmente para agravar a inundação que ocorreu no último inverno no Sudão, que deixou pelo menos 1,5 milhões de pessoas desabrigadas.

Europa Oriental

A industrialização selvagem transformou partes do leste da Europa em desertos ecológicos. A chuva ácida está destruindo árvores na Polônia, Alemanha e Tchecoslováquia.

China

Ainda não se sabe com certeza se as secas nos EUA e na China estão relacionadas com o efeito estufa, mas os ambientalistas dizem que este verão pode Ter sido apenas uma prévia de épocas mais quentes ainda para o futuro.

Fonte: http://m121.photobucket.com/image

Imprime: Preservação do Meio Ambiente em PDF

Baixar: Baixar pesquisa escolar pronta em PDFPreservação do Meio Ambiente em PDF

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5 out of 5)
Loading ... Loading ...

Assine nossos Newsletters e receba as novidades por E-Mail

Newsletter Pesquisa Escolar Pronta


Fonte: Pesquisa Escolar Pronta


Ganhe Gratis
Este Presente e para você
Pesquisa Escolar pronta para Baixar e Imprimir

Procura Pesquisas aqui

Twitter Pesquisa Escolar pronta
Nosso Twitter

Participe do nosso Orkut

Um comentário: