8 de jun. de 2010

Pantanal - Pesquisa Escolar Pronto

Pantanal


Complexo do Pantanal

Os campos e pradarias são formados por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. O Brasil abriga, ao longo de seu território, grande variedade de formação vegetal, algumas abrangem grandes áreas, outras são restritas a pequenas porções do espaço. Um tipo de vegetação que ocorre em pequenas áreas o Brasil. A particularidade desse tipo de cobertura vegetal é o fato de seu aparecimento descontínuo ao longo da superfície nacional.

Essa formação vegetal ocorre, em geral, em regiões de relevo plano ou então em áreas de climas frios e secos. Os campos constituídos basicamente por gramíneas são considerados de campos limpos. Quando as gramíneas estão misturadas a arbustos de pequeno porte, chamam-se campos sujos. No Brasil existem diversas “manchas” de formação campestre, com destaque para:

Campos meridionais: são encontrados, especialmente, no Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha) e no Mato Grosso do Sul (Campos de Vacaria). Nessas áreas a principal atividade econômica desenvolvida é a pecuária.
Campos Hiléia: formação campestre identificada, fundamentalmente, em áreas sujeitas a inundações, como o litoral do Amapá, Ilha de Marajó e o Golfão Maranhense.
Campos de altitude: vegetação composta por herbáceas encontradas acima de 100 metros de altitude, é encontrada na Serra da Mantiqueira (Sudeste) e na região serrana de Roraima, lugar chamado de campinaranas.

Esse bioma está presente sob a forma de savanas de gramíneas baixas, nas terras firmes do Amazonas, de Roraima e do Pará. Na Região Sul, surge como as pradarias mistas subtropicais.
Os campos do Sul são formados principalmente pelos pampas gaúchos, com clima subtropical, região plana de vegetação aberta e de pequeno porte que se estende do Rio Grande do Sul à Argentina e ao Uruguai. A vegetação campestre forma um tapete herbáceo com menos de 1 metro, com pouca variedade de espécies. Sete tipos de cacto e de bromélia são endêmicos da região, além de uma espécie de peixe – o cará, ou seja, são espécies encontradas apenas nesse local.
A terra possui condições adequadas para o desenvolvimento da agricultura, além de comportar água em abundância. Os principais produtos agrícolas cultivados nessa região são arroz, milho, trigo e soja.
No entanto, muitas áreas desse bioma já foram degradadas em razão da atividade econômica desenvolvida com a utilização de máquinas, e a intensa ocupação de rebanhos bovinos e plantações de trigo e, principalmente, de soja. A pecuária extensiva desgasta o solo, o plantio de soja e trigo diminui a fertilidade do mesmo, além dos desmatamentos que causam erosão e desertificação.

Imprimir: Pantanal em PDF

Baixar: Baixar pesquisa escolar pronta em PDFPantanal em PDF

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5 out of 5)
Loading ... Loading ...

Assine nossos Newsletters e receba as novidades por E-Mail

Newsletter Pesquisa Escolar Pronta

Olá Seja bem-vindo no programa Newsletter do Site Pesquisa Escolar Pronta. Para receber Newsletters sobre Pesquisas Escolares Prontas preencher o formulário abaixo.


Um email de confirmação será enviado para sua caixa postal: leia as instruções dentro dele para concluir a inscrição.

Your name
Your email

Fonte: Pesquisa Escolar Pronta


Ganhe este Presente Gratis
Pesquisa Escolar pronta para Baixar e Imprimir
Procura Pesquisas aqui
Twitter Pesquisa Escolar pronta
Nosso Twitter

Participe do nosso Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário