8 de jun. de 2010

Mata das Araucárias - Pesquisa Escolar Pronta

Mata das Araucárias


Mata das Araucárias ou Mata dos Pinhais

Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais ocorre na região Sul do Brasil, principalmente no interior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acompanhando a bacia do Rio Uruguai.

A vegetação da Floresta Subtropical da Bacia do Rio Uruguai, também chamada de Floresta Estacional Semi-Decidual ou Mata Branca, é caracterizada principalmente pela presença de espécies com folhas largas e árvores emergentes, esparsas e deciduais (que perdem parcial ou totalmente suas folhas no inverno). Abaixo das espécies emergentes, encontra-se um denso estrato arbóreo constituído por árvores perenifólias (que não perdem suas folhas), onde predominam as canelas. Nesta vegetação está completamente ausente a araucária.

Essa cobertura vegetal se desenvolve em regiões nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e verões quentes, com índices pluviométricos relativamente elevados e bem distribuídos durante o ano. A araucária é um vegetal da família das coníferas que pode ser cultivado com fins ornamentais, em miniaturas.
O Pinheiro-do-Paraná ou Araucária (Araucária Augustifolia) era encontrado com abundância no passado, atualmente no Brasil restaram restritas áreas preservadas.
As árvores que compõem essa particular cobertura vegetal possuem altitudes que podem variar entre 25 e 50 metros e troncos com 2 metros de espessura. As sementes dessas árvores, conhecidas como pinhão, podem ser ingeridas, os galhos envolvem todo o tronco central. Os fatores determinantes para o desenvolvimento dessa planta é o clima e o relevo, uma vez que ocorre principalmente em áreas de relevo mais elevado.

A história da araucária, ou pinheiro-do-paraná (Araucária angustifólia), pode ter um triste fim com a extinção da espécie em menos de um século de exploração predatória. Inseridas no domínio da mata Atlântica e classificada cientificamente como Floresta Ombrófila Mista, as florestas de araucárias ocorriam originalmente numa área contínua na região compreendida entre os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, com manchas em São Paulo e Minas Gerais. Atualmente estão reduzidas a aproximadamente 1,2% da área original.

Estudos revelam a existência de nove variedades de araucárias ocorrendo em diferentes associações com espécies vegetais de grande importância econômica, como a imbuia, a canela lageana, o pinheiro-bravo, a canela sassafrás e a erva-mate. Esta última também tem valor ambiental, pois é explorada no sub-bosque da floresta.

Outra particularidade das araucárias é a restrita ocorrência de flores, provenientes das baixas temperaturas; além de não desenvolver outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros, diante disso, a composição paisagística dessa vegetação fica caracterizada principalmente pelo espaçamento entre as árvores, pois não existem vegetais de pequeno porte que poderiam fazer surgir uma vegetação densa, essas são compostas por florestas ralas.
Infelizmente, no Brasil a proliferação das Araucárias está bastante comprometida e corre sério risco de entrar em extinção, fato decorrente das atividades produtivas desenvolvidas há várias décadas na região, especialmente na extração de madeira e ocupação agropecuária, reduzindo a 3% a forma original.

Imprimir: Mata das Araucárias em PDF

Baixar: Baixar pesquisa escolar pronta em PDFMata das Araucárias em PDF

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5 out of 5)
Loading ... Loading ...

Assine nossos Newsletters e receba as novidades por E-Mail

Newsletter Pesquisa Escolar Pronta


Fonte: Pesquisa Escolar Pronta


Ganhe este Presente Gratis
Pesquisa Escolar pronta para Baixar e Imprimir
Procura Pesquisas aqui
Twitter Pesquisa Escolar pronta
Nosso Twitter

Participe do nosso Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário