8 de jun. de 2010

A EXPLORAÇÃO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE – Pesquisa Escolar Pronta

A EXPLORAÇÃO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE – Pesquisa Escolar Pronta

A EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A EXPLORAÇÃO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE

É preciso lembrar que todo material é reciclado no ambiente e isso leva algum tempo para acontecer. Quando a retirada de um determinado elemento do solo é mais rápida do que sua devolução, há um esgotamento, que se manifesta através de uma queda na produtividade.

Todo agricultor sabe que as plantas precisam de nutrientes variados, os quais se encontram no solo graças à atividade de certos microorganismos. Se forem feitas culturas sucessivas, esses nutrientes acabam se esgotando e a produção começa a cair. Haverá então duas alternativas: acrescentar artificialmente os nutrientes retirados, ou deixar que a recomposição se faça normalmente, esperando um certo tempo até o solo se recuperar.

Os recursos naturais não-renováveis, uma vez esgotados, não se refazem e, portanto, sua utilização deve ser feita com muito cuidado. Sabendo que um dia eles irão faltar, o homem precisa pensar antecipadamente numa maneira de substituí-los por outros capazes de desempenhar funções semelhantes. Como os recursos renováveis exigem um certo tempo para recomposição, a humanidade não disporá de estoques se o consumo não for controlado e a população humana crescer além de determinado limite.

Utilizar racionalmente os recursos naturais significa ampliar a capacidade produtiva do ambiente em favor do homem, sem, no entendo, degradar a natureza.

Uma Lição Importante

Há muito tempo que os problemas ambientais brasileiros, principalmente a constante destruição de nossas reservas florestais, vêm sendo denunciados e são motivo de grande preocupação.

A retirada de materiais de um ambiente não é a única causa de sua degradação. Se nele forem introduzidas substâncias em excesso, mesmo que não sejam estranhas, mas que acarretem uma sobrecarga nos ciclos, o resultado será a poluição. Um ambiente torna-se poluído quando sofre mudanças suficientemente grandes para prejudicar os seres que ali vivem em equilíbrio.

O homem, como qualquer ser vivo, elimina seus resíduos no lugar em que está. Em condições e quantidades naturais, esse material seria reciclado e utilizado pelos demais componentes do ambiente. Acontece porém que, devido às atividades industriais, o homem introduz no meio uma grande quantidade de substâncias estranhas. Por isso, o ambiente fica sobrecarregado e a reciclagem de materiais alterada.

Essas substâncias nocivas, descarregadas no ar, no solo e na água, se espalham pelos mais variados recantos da Terra, prejudicando o próprio homem. A concentração de gases lançados pelos carros e pelas fábricas pode provocar doenças respiratórias; os esgotos não convenientemente tratados contaminam as águas que, ao serem ingeridas ou usadas na irrigação, podem causar infecções e favorecer o desenvolvimento de parasitoses. Substâncias químicas utilizadas na fabricação de inúmeros produtos, como inseticidas, herbicidas e adubos, são lançadas continuamente no solo, na água e no ar; podem ser absorvidas pelas plantas e introduzir-se igualmente nos organismos dos animais e do homem. Muitas dessas substâncias são tóxicas, e seu acúmulo provoca uma série de distúrbios, doenças e até a morte.

É necessário, portanto, tratar adequadamente os resíduos, para que não prejudiquem o ambiente e possam ser reutilizados pela natureza. Estações de tratamento de água e esgoto, instalações de filtros industriais, usinas de reaproveitamento do lixo são alguns exemplos de medidas que o homem pode e deve utilizar.

ameaças da biodiversidade mundial
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/infos/info_biodiversidade/index.html


Imprime: A EXPLORAÇÃO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE em PDF

Baixar: Baixar pesquisa escolar pronta em PDFA EXPLORAÇÃO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE em PDF

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5 out of 5)
Loading ... Loading ...

Assine nossos Newsletters e receba as novidades por E-Mail

Newsletter Pesquisa Escolar Pronta


Fonte: Pesquisa Escolar Pronta


Ganhe Gratis
Este Presente e para você
Pesquisa Escolar pronta para Baixar e Imprimir

Procura Pesquisas aqui

Twitter Pesquisa Escolar pronta
Nosso Twitter

Participe do nosso Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário