8 de jun. de 2010

Clima Subtropical | Climas do Mundo – Pesquisa Escolar Pronta

Clima Subtropical | Climas do Mundo – Pesquisa Escolar Pronta


Clima Subtropical

O clima subtropical está presente nas seguintes regiões do planeta Terra: sul da América do Norte, sudeste da América, regiões do Centro, norte e Sul do continente africano, Austrália, sudeste da China, Península Arábica e norte da Índia.

No Brasil, o clima subtropical esta presente na região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Campinas, Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e sul do Mato Grosso do Sul.

O clima subtropical possui as seguintes características:
- Nas áreas de clima subtropical o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso com baixas temperaturas.
- No inverno a temperatura média anual fica em torno de -5°C, enquanto que no verão fica em torno de 23°C.
- A umidade relativa do ar anual fica entre 60% e 85%.
- Com relação ao índice pluviométrico (chuvas) anual, podemos verificar que fica entre 500 e 1000 milímetros. É um índice considerado moderado de chuvas.
- Podem ocorrer geadas nestas regiões durante o inverno, principalmente em áreas mais altas.

O clima subtropical é um clima de transição entre os climas tropicais, de menor latitude e temperaturas mais quentes, e os climas mais frios de latitudes maiores (como os temperados), apresentando por isso características compartilhadas de ambos os tipos de clima para os quais faz a transição.

Uma característica típica do clima subtropical é a presença de quatro estações bem definidas e distribuição regular da precipitação durante o ano: o verão é quente, com temperaturas em torno de 22ºC e alta taxa de precipitação, principalmente nas regiões sujeitas ás monções; no outono a precipitação é quase sempre provocada por tufões e furacões (bastante comum nos Estados Unidos, por exemplo, nesta época do ano); no inverno a temperatura varia de 0 a 10ºC e a taxa de precipitação também é alta, o que confere um inverno bastante úmido; a primavera possui chuvas regulares e temperaturas mais amenas.


Imprimir: Clima Subtropical em PDF


Baixar: Baixar pesquisa escolar pronta em PDFClima Subtropical em PDF

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5 out of 5)
Loading ... Loading ...


Assine nossos Newsletters e receba as novidades por E-Mail

Newsletter Pesquisa Escolar Pronta


Fonte: Pesquisa Escolar Pronta

Ganhe Gratis

Este Presente e para você

Pesquisa Escolar pronta para Baixar e Imprimir

Procura Pesquisas aqui

Twitter Pesquisa Escolar pronta

Nosso Twitter

Participe do nosso Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário