8 de jun. de 2010

Clima Tropical | Climas do Mundo – Pesquisa Escolar Pronta

Clima Tropical | Climas do Mundo – Pesquisa Escolar Pronta


Clima tropical

Clima tropical seco: Caracterizado pela ocorrência de uma estação seca durante o ano. Nesta estação, o índice médio mensal de chuvas fica abaixo de 60 mm.
Clima tropical de monção: Ocorrência de um período do ano em que o índice de chuvas é muito elevado. Ocorre principalmente na região leste do continente africano e sul da Índia.
Clima tropical de altitude: Típico de regiões de altitudes elevadas (serras e regiões montanhosas). As temperaturas são semelhantes às do clima subtropical. O índice pluviométrico mensal é abaixo de 60 mm. Ocasionalmente, ocorrem geadas nestas regiões. No Brasil, podemos citar a região de Serra da Mantiqueira como exemplo de clima tropical de altitude.

O clima tropical é um clima quente que abrange a região próxima aos trópicos de Câncer e de Capricórnio. Podemos dividi-lo em dois tipos diferentes: o clima tropical úmido e o tropical seco. O clima tropical é uma espécie de faixa de transição entre o clima equatorial, excessivamente úmido devido à alta pluviosidade, e o clima desértico, excessivamente seco. Por isso, ele apresenta intensas variações em suas características.

Em algumas regiões, o clima tropical apresenta estações bastante equilibradas quanto á distribuição das chuvas, porém à medida que vai se aproximando dos trópicos a estação seca tende a aumentar, caracterizando o clima tropical seco, quando a estação seca é mais prolongada que a estação úmida. Se ocorrer o contrário, a estação úmida superar a seca, então o clima é caracterizado como tropical úmido.

As regiões que compreendem o clima tropical são a partes da América do Sul (incluindo grande parte do território brasileiro), África Oriental e parte da África do Sul, Sul da Ásia (Índia e Indochina), onde o clima tropical é condicionado pelas monções, e Norte da Austrália.

O clima tropical é caracterizado pelas temperaturas elevadas, em média 20ºC, e com uma amplitude que não ultrapassa os 10ºC. Os verões são quentes e úmidos e os invernos costumam registrar temperaturas menores e queda no índice de precipitação.


Imprimir: Clima Tropical em PDF


Baixar: Baixar pesquisa escolar pronta em PDFClima Tropical em PDF

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5 out of 5)
Loading ... Loading ...


Assine nossos Newsletters e receba as novidades por E-Mail

Newsletter Pesquisa Escolar Pronta


Fonte: Pesquisa Escolar Pronta


Ganhe Gratis
Este Presente e para você
Pesquisa Escolar pronta para Baixar e Imprimir

Procura Pesquisas aqui

Twitter Pesquisa Escolar pronta
Nosso Twitter

Participe do nosso Orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário